Mundo Espiritual:
O Mundo Espiritual é uma dimensão paralela à dimensão física. Nela residem os espíritos e as almas dos Avatares que já morreram. Esta dimensão é acessível apenas ao avatar e aos espíritos, porém alguns viventes, Iroh e Sokka, já estiveram lá. No Mundo Espiritual, nenhuma dobra funciona, por mais que o Dobrador tente.
O Avatar é a ponte entre o Mundo Material e o Mundo Espiritual. Quando o Avatar lança seu espírito no Mundo espiritual, seu corpo fica no Mundo Material, e é a única ligação que ele tem para voltar da dimensão dos espíritos.
A dimensão do Mundo Espiritual é desconhecida. Ele pode se limitar a um cenário que lembra um pântano ou ser mil vezes maior do que isso. O que se conhece são alguns espíritos.
Espíritos Notáveis:
- Hei Bai
Espírito de uma floresta no Reino da Terra, Hei Bai ataca uma vila próxima a seus domínios após a Nação do Fogo ter queimado seu lar. Pacificado por Aang, ele vira um grande amigo do Avatar, auxiliando-lhe quando ele vai até a dimensão dos espíritos.
- Dama Pintada
A Dama Pintada é um espírito que cuida de um rio da Nação do Fogo. Nesse rio há uma vila que a venera. Entretanto, quando a Nação do Fogo instalou uma fábrica de armamentos na beira do rio e passou a poluí-lo, a Dama nunca mais se manifestou. Quando Aang e seus amigos passaram por lá, descobriram que a vila estava passando por necessidades. Katara, então, se disfarçou de Dama Pintada e ela e Aang destruiram a fabrica que poluía o rio. O verdadeiro espírito, então, se manisfestou no Mundo Material para agradecer a Katara.
- Koh
Koh, um espírito com forma de Lacraia, é o espírito mais antigo que se conhece, e provavelmente, também um dos mais temidos. Ele é conhecido como "o Ladrão de Rostos", pois, se alguém se dirigir a ele mostrando qualquer emoção, seu rosto é roubado e adicionado a sua coleção. Ele nutre um sentimento ruim em relação ao Avatar, pois em uma de suas encarnações, o Avatar Kuruk tentou matá-lo por ele ter roubado o rosto da mulher que ele amava.
- Wan Shi Tong
Com forma de Coruja, Wan Shi Tong, "aquele que sabe dez mil coisas", é o espírito da sabedoria. Ele é um dos poucos espíritos que vive no Mundo Material. Tal fato se deve a ele ser o bibliotecário de sua própria biblioteca, uma gigantesca coleção de conhecimento localizada no deserto de Si Wong, no Reino da Terra. Ele não gosta de humanos, pois estes sempre tentam angariar conhecimento para causar a destruição de seus próximos, assim como fez Zhao quando entrou na sua biblioteca. Wan Shi Tong afundou seu patrimônio nas areias do deserto quando descobriu que Sokka entrou lá com seus amigos só para conseguir informações contra a Nação do Fogo.
- Tuí e La
Tui é o espírito do Mar, enquanto La era o espírito da Lua. Os dois espíritos escolheram viver sob forma mortal de peixes na Tribo da Água do Norte, no Oásis Espiritual. Quando La foi morto por Zhao, Tui cedeu seus poderes a Aang para que o Avatar pudesse livrar a Tribo do cerco que a Nação do Fogo estava realizando.
- Yue
A nova encarnação do espírito da Lua é Yue, a princesa da Tribo da Água do Norte. Após a morte de La, Yue, que havia recebido parte da vida do espírito da Lua quando bebê, sacrificou sua vida, devolvendo a vida ao peixe e tornado-se o novo espírito da Lua.
- Avatares Anteriores
Quando um Avatar morre, ele ganha um espaço no Mundo Espiritual, para que ele possa se comunicar com o Avatar presente do Mundo Material, caso necessário, e para poder mandar seus poderes quando o Avatar entra no Estado Avatar. Aang já foi auxiliado muito por Roku, o Avatar da Nação do Fogo e anterior a ele. Ele também já recebeu ajuda de Kyoshi, Avatar do Reino da Terra, Kuruk, da Tribo da Água e Yangchen, dos Nômades do Ar.